Conheça as melhores maneiras de harmonizar petiscos e cervejas

Na prática, é possível saborear qualquer petisco com qualquer tipo de cerveja. Porém, é possível deixar essa combinação ainda melhor, tornando o resultado especial. Uma notícia boa: é mais fácil harmonizar cerveja do que vinho, pois, além de a cerveja casar com pratos de contraste, é bem simples combinar os pratos por similaridade.

 

Três características da cerveja podem ajudar a ajustar a compatibilidade com os pratos. O tipo de malte influencia na intensidade do sabor (se é mais ou menos torrado); a quantidade de lúpulo, o ingrediente que confere o sabor amargo à cerveja e o teor alcoólico, que combina com comidas mais intensas no sabor e na sustância.

 

O Procopão conta com uma carta de cervejas especiais que harmonizam com cada prato oferecido na casa. Confira estas dicas que irão auxiliá-lo a harmonizar da melhor maneira o seu próximo pedido.

 

Queijos

Indo na contramão da famosa combinação “queijos e vinhos”, a cerveja assenta muito com os diversos tipos de queijos. O ideal é harmonizá-los com cervejas, de acordo com o lúpulo e com a intensidade de sabor do alimento. Alguns exemplos de queijos:
 

  • Queijo fresco – pilsen e amber lager.
  • Queijos azuis (gorgonzola e roquefort) – india pale ale, strong golden ale e weizenbock.
  • Queijos macios (brie, camembert) – pilsen, weizenbier e kölsch.
  • Queijos duros (cheddar, grana padano) – stout, pale ale, dunkel, pilsen, weizenbock e barley wine.
  • Queijos defumados – porter.

 

Dica! A Erdinger Pikantus, de origem alemã, de estilo weizenbock (trigo escuro) tem um sabor marcante e complexo devido à utilização de selecionados maltes de trigo tostados e cevada com um longo período de maturação para se chegar a essa preciosidade. Combina com alguns dos queijos citados.

 

Frituras

O alimento frito interfere na harmonização, mas a gordura e a crocância dos pratos imersos em óleo ou azeite são mais característicos. Confira os exemplos:
 

  • Batata frita – pilsen, amber lager.
  • Frango a passarinho, iscas de peixe à dorê – british-style e bitter.
  • Pastel de queijo – pilsen.

 

Dica! A Norteña é uma cerveja do Uruguai, estilo pilsen e muito refrescante. Ela é produzida com a mais selecionada cevada dos pampas uruguaios com um aroma discreto de lúpulo e frutas.

 

Amendoins e castanhas

São alimentos com oleosidade e sabores específicos. Cervejas mais sutis ou adocicadas são indicadas, como light lager, amber, dark, bock, strong ale.

 

Dica! A Hertog Jan Grand Prestiger, da Holanda, possui estilo dark strong ale, que combina com amendoins e castanhas. Ela é encorpada, com um sabor doce-amargo. O aroma de lúpulo pode discernir claramente o doce e o amargo.

 
Agora que você sabe como harmonizar as cervejas com os principais petiscos, é hora de colocar em prática e experimentar a imensa carta de cervejas e o delicioso cardápio de petiscos do Procopão.