Trigo x Malte Você conhece a diferença entre esses dois tipos de cerveja?

Muito se sabe sobre os tipos de cerveja disponíveis no mercado, mas algumas pessoas ainda não conhecem as diferenças entre as tradicionais trigo e malte. Conheça as especificações de cada:

 

Malte

 

 

 

O malte é um dos principais ingredientes para a produção de cervejas, junto com a água, o fermento e o lúpulo. Comumente confundido com outros alimentos, o malte procede de vários cereais, como a cevada.

 

Antes de ser malte, o grão é um cereal, como cevada, trigo, centeio, arroz ou milho. Na maioria das cervejas artesanais são utilizados maltes de cevada e trigo, pois eles integram uma variedade enorme de receitas de cerveja e, também, possuem algumas características que oferecem aromas e sabores mais intensos. Portanto, no processo de fabricação de cervejas, os cereais passam pelo processo chamado malteação.

 

A malteação é um procedimento no qual o grão é umedecido e germinado. Quando os brotos surgem, são secos, torrados ou defumados. As etapas tornam o amido contido no cereal mais disponível e ativam as enzimas na casca do grão. Passado esse processo, durante a fabricação, as enzimas convertem o amido em açúcar, que é consumido pelo fermento, ou seja, as leveduras. Depois disso é produzido o álcool.

 

E tem mais uma curiosidade: o grau de torrefação e o tipo de malte definem as características das cervejas, como aroma, sabor, cor e sensação na boca. Por exemplo, o malte mais torrado produz cervejas de coloração mais escura, com notas de café (é o caso da Dunkel), e os menos torrados produzem cervejas claras, com notas de cereais e pão (como a Pilsen).

 

Trigo

 

 

 

As cervejas de trigo são aquelas conhecidas como Weissbier, Weizenbier ou Hefeweizen, que muitos já conhecem e apreciam. Geralmente, este tipo é a porta de entrada para os novos consumidores de cervejas artesanais. Elas são caracterizadas pelo uso do trigo nas receitas, além de possuir baixo índice de amargor e por ser refrescante.

 

Este tipo de cerveja, produzido principalmente com trigo (mas possui cevada), não é filtrado, garantindo um aspecto turvo. Geralmente, são encontrados resíduos de fermento no fundo da garrafa. Uma dica importante para a cerveja de trigo é consumi-la em copos próprios, os maiores, que abrigam de 500ml a 600 ml. O fermento que fica depositado no fundo da garrafa, a parte mais espessa, deve ser misturado e ingerido junto com a parte mais leve.

 

As Weizenbier pertencem à família Cervejeira Ale e possuem notas marcantes de cravo e banana. A melhor harmonização é com frutos do mar, peixes e pratos e petiscos apimentados.