10 curiosidade sobre Juiz de Fora que você precisa saber

Em seus 172 anos de muita história, a cidade de Juiz de Fora coleciona experiências e curiosidades que atraem muitos turistas e manchetes de jornais de todo o Brasil e também do mundo!

Há 93 anos o Procopão orgulhosamente faz parte dessa cidade tão querida e, por isso, reunimos neste post as principais curiosidades de Juiz de Fora que acompanhamos para você conferir e também se encantar pela Princesa de Minas! Continue a leitura!

 

 

Curiosidades sobre Juiz de Fora

Juiz de Fora é considerada a maior cidade da Zona da Mata Mineira e uma das maiores do estado de Minas Gerais, tão tradicional na política, economia, cultura, esporte e em tantos outros setores da sociedade.

De museus, bares alternativos, música ao vivo e também de muitas opções naturais, a cidade é movida por tradições e experiências!

A seguir, listamos 10 curiosidades de Juiz de Fora para você conferir!

 

 

1. Juiz de Fora é conhecida como a Manchester Mineira

Talvez você já tenha ouvido falar nesse apelido, mas você sabe por que Juiz de Fora é considerada a Manchester Mineira?

Tudo começou em 1889 quando Juiz de Fora contava com duas fortes indústrias de tecidos: a Companhia Têxtil Bernardo Mascarenhas e a Companhia de Fiação e Tecelagem Industrial Mineira. No mesmo ano, a cidade ainda inaugurou a primeira usina da América Latina para produzir energia elétrica para iluminação pública.

Graças a esse pioneirismo na industrialização da época, Juiz de Fora se tornou o município mais importante do estado, sendo nomeado como Manchester Brasileira e, posteriormente, como Manchester Mineira — nome que é reconhecido até os dias de hoje.

Como forma de homenagear a nossa cidade, o Procopão criou o prato com o mesmo nome, disponível atualmente em nosso cardápio. Confira uma foto dessa delícia:

Manchester Mineira no Procopão: Medalhão de filé mignon ao molho madeira e champignon, arroz de castanhas e batata palito.

2. A primeira transmissão esportiva de TV da América Latina foi em Juiz de Fora

Outra curiosidade de Juiz de Fora que talvez você não saiba é que a primeira transmissão de imagens em movimento em circuito aberto na América Latina aconteceu na Rua Marechal Deodoro, 373, em uma oficina que realizava conserto de eletrônicos.

O responsável pela transmissão foi Olavo Bastos Freire em 1947, que deixou a câmera na janela e focalizou o bonde que passava na rua. Um ano depois, Olavo tornou público seu experimento e transmitiu a passagem do bonde no Edifício Clube Juiz de Fora para uma plateia de nomes de prestígio na cidade.

 

 

3. O primeiro monumento ao Cristo Redentor do Brasil é juizforano

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o primeiro monumento ao Cristo Redentor do Brasil não é o do Rio de Janeiro.

O monumento foi inaugurado em Juiz de Fora pelo empresário Francisco Batista de Oliveira em 08 de julho de 1906. O Cristo Redentor da capital carioca, por outro lado, teve a sua data de inauguração somente em 1922.

 

 

4. O bairro Mariano Procópio foi pioneiro no desenvolvimento da cidade

Não tem como falar de Juiz de Fora e não falar do bairro Mariano Procópio!

O local foi pioneiro no desenvolvimento da cidade, principalmente com a fundação do Museu Mariano Procópio, em 1921, e a presença de outros estabelecimentos importantes, tornando-o o maior e melhor comércio da região.

Não é à toa que o Bar Procopão é o nome fantasia do Bar Mariano Procópio Ltda, que surgiu do aumentativo de seu sobrenome “Procópio” e em alusão a um copo grande.

Dá uma olhada na nossa homenagem para o local!

Mariano Procópio no Procopão: Filé Mignon ao molho madeira com Champignon, arroz à piamontese e batata palito.

 

 

5. O nome Juiz de Fora surgiu através de um juiz que passou pela região

Juiz de Fora era um magistrado do tempo colonial e foi nomeado pela Coroa Portuguesa para que o juiz de direito atuasse onde não havia juiz.

Dessa forma, o nome da cidade surgiu por conta de um juiz de fora que passou pela região e se hospedou numa fazenda que mais tarde viria a surgir o povoado de Santo Antônio do Paraibuna.

Em comemoração a tantos nomes e tradições, o Procopão conta também em nosso cardápio com os pratos Coroa Portuguesa e Santo Antônio da Boiada! Você pode conferir todas as opções acessando o nosso cardápio clicando aqui.

Coroa Portuguesa no Procopão: Salmão grelhado com molho de camarão, arroz ao alho e purê gratinado.

 

 

6. A culinária local é um fator que atrai muitos turistas até os dias atuais!

Juiz de Fora é marcada por festivais culinários e restaurantes tradicionais que atraem turistas de todo o Brasil! A cidade conta com inúmeros festivais gastronômicos que há anos inovam na gastronomia local e aumento significativo dos restaurantes, como o JF sabor.

Já são mais de 22 anos de festival que reúne pratos e restaurantes de Juiz de Fora em edições temáticas e anuais. O Procopão participou de todas as edições e ganhou alguns prêmios, que resultaram na criação de pratos que fazem até hoje parte do cardápio da casa!

 

 

7. Juiz de Fora também é considerada a Princesa de Minas

Outra curiosidade sobre Juiz de Fora que você talvez conheça, mas não saiba o motivo, é o nome Princesa de Minas (ou Princesinha de Minas).

O apelido é devido ao trecho no hino da cidade:

“Vida a princesa de Minas,
Viva bela Juiz de Fora.”

 

8. A capivara é o animal considerado pela população como um mascote da cidade

Apesar de não ser um título oficial, as capivaras são consideradas por grande parte da população juízforana como o mascote oficial da cidade.

Basicamente, elas são o “cartão-postal” de Juiz de Fora e estão sempre às margens do Rio Paraibuna, uma cena bem comum no local.

 

9. O trem de carga continua em atividade na cidade

Para quem mora em Juiz de Fora, essa informação pode ser até comum. Acontece que, para as pessoas de fora essa informação é super interessante e, inclusive, atrai muitos turistas e influencia o comércio local.

Em 1875 foi inaugurada a estação provisória da Estrada de Ferro Dom Pedro II. Um ano após essa inauguração, o local já ocupava o quarto lugar em importância na receita ferroviária. Algumas melhorias e reformas urbanas foram responsáveis por inovar a ferrovia e até os dias de hoje ela se mantém em atividade com o trem de carga.

Aqui do Procopão, a nossa história começa às margens da linha férrea em um dos bairros mais emblemáticos da cidade, o Mariano Procópio. Um dos grandes charmes da casa é ouvir o barulho do trem enquanto saboreia os nossos deliciosos pratos. É uma verdadeira experiência histórica e gastronômica!

 

10. O Procopão é o CNPJ em atividade mais antigo de Juiz de Fora!

A última curiosidade de Juiz de Fora que vamos te apresentar é um fato que nos orgulhamos muito e falamos com muito carinho!

O Procopão foi inaugurado em 1929 no mesmo endereço atual. O local, naquela época, era ponto de parada para os viajantes que iam de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro, pois, além de ficar no trajeto, funcionava também como posto de venda de passagens.

Ao longo dos anos, o Procopão foi se inovando e atualizando o cardápio com pratos de personalidade, sempre mantendo a tradição de um excelente atendimento!

O sucesso do restaurante foi tanto que, 93 anos depois, o restaurante continua ativo na cidade e se tornou o CNPJ em atividade mais antigo de Juiz de Fora, oferecendo pratos com qualidade e um atendimento diferenciado.

 

 

Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais!