Conheça os diferentes tipos de cerveja artesanal e suas principais características

Se você é do tipo que adora tomar aquela gelada no happy hour ou no churrasco da família, mas não entende muito bem as diferenças entre os tipos de cerveja, esse texto vai ajudá-lo. A primeira coisa que você precisa saber é que as cervejas se caracterizam por suas famílias e seu estilo, que podem ser basicamente divididas em Lager, Ale e Lambics.

 

A principal diferença entre elas está em seu tipo de fermentação. As Lagers são cervejas de baixa fermentação; as Ales, de alta fermentação; e as Lambics possuem fermentação espontânea. Confira abaixo quais são as principais características de cada uma e descubra a que melhor se encaixa em seu paladar.

 

 

Lager

 

São cervejas de baixa fermentação que apresentam, em sua grande maioria, tipos mais leves e claros. Dentro da família da Lager, é possível encontrar grande variedade de cores, aromas, potência de corpo e complexidade. Conheça os tipos mais comuns.

 

Pilsen: sua principal característica é o tom dourado e brilhante, apresentando leve amargor. A cerveja Praga Premium Pilsen é uma boa pedida se você deseja tomar uma verdadeira Pilsen.

 

Schwarzbier: você pode encontrar cervejas Lager escuras, como é o caso do tipo Schwarzbier. Feita a partir de maltes torrados, essa cerveja apresenta aromas estonteantes de torrefação, que lembram o chocolate, o café e o cacau. Ela apresenta baixo/médio corpo e paladar seco ao final do gole. Um bom exemplo é a Eisenbahn Dunke, de Santa Catarina.

 

Bock: as cervejas do tipo Bock possuem, em sua maioria, coloração avermelhada, mas temos as versões claras (Heller Bock) e também escuras (Dunkler Bock). Elas apresentam aromas maltados, médio corpo e teor alcoólico acima de 6,3%. Experimente a Profana Doppelbock e deguste o verdadeiro sabor de uma cerveja Bock.

 

Existe a subdivisão Pale Lager e, dentro dela, suas subdivisões:

 

Lagers claras:

 

Pilsen: são caracterizadas por ter um lúpulo acentuado no aroma e no sabor. Também chamadas de Pilsener e Pilsen, elas podem aparecer em dois estilos diferentes, influenciados por sua escola: a Bohemian/Czech Pilsen e a German Pilsen. Experimente a X Wals para conhecer uma verdadeira cerveja estilo Pilsen.

 

American Lager: cerveja leve e refrescante, feita para matar a sede e para ser bebida bem gelada. É o tipo de cerveja comercial mais vendida no Brasil, como as famosas Brahma, Budweiser e Skol. Erroneamente, essas cervejas são classificadas como Pilsen, provavelmente devido à convenção nacional para a classificação de cervejas.

 

Premium: esse estilo de cerveja apresenta um nível maior de lúpulo e malte. Você pode apreciá-lo degustando as cervejas Stella Artois, Heineken e Miller. Mas atenção: algumas marcas têm colocado a denominação Premium em cervejas somente para promovê-las. Muitas vezes, isso pode apenas significar que a cerveja possui uma graduação alcoólica acima de 5%.

 

Lite: variação ainda mais leve que a American Lager, oferecida muitas vezes sob o nome Light ou Lite.

Dark Lagers

 

As Lagers escuras possuem três tipos mais comuns, que são facilmente encontradas no Brasil.

 

Munchner Dunkel: possuem sabor maltado e são predominantemente escuro-avermelhadas. Foram produzidas originalmente em Munique, na Alemanha. Motivo da origem do nome.

 

Dark American Lager: versão americana da Dunkel alemã, menos maltada e mais suave. Uma representante fácil de achar no Brasil é a Warsteiner Dunkel.

 

Schwarzbier: essa cerveja é caracterizada por preta, não somente escura. No Brasil, pode ser encontrada nas cervejas Petra Premium, Eisenbahn Dunkel e Bamberg Schwarzbier. Seu sabor é suave, com aromas que remetem ao café e ao chocolate. Ao apreciá-la, também é possível notar a presença de maltes tostados.

 

Malzbier: possui sabor doce e tonalidade escura. Sua graduação alcoólica é baixa, entre 3% e 4,5%. Trata-se de uma American Pale Lager na qual, após a filtração, são adicionados caramelo e xarope de açúcar, daí a coloração escura (que não vem do malte tostado) e o sabor adocicado. Em outros países, como a Alemanha, seu local de origem, a Malzbier nem é considerada cerveja, e sim bebida energética, devido ao seu baixo teor alcoólico.

 

Ale

 

Consideradas cervejas de alta fermentação, as Ale geralmente possuem maior corpo, apresentando um paladar frutado. Seus gostos e aromas podem ser os mais variados.

 

Weizenbier ou Weissbier:  a grande maioria dessas cervejas não é filtrada, mas apresenta versões filtradas e Bock (Weizenbock). Elas são típicas da Bavária, região ao sul da Alemanha.

 

Stout: apresenta aromas e sabores de torrefação. Dependendo da variante do estilo, que pode ser Dry Stout, American Stout, entre outras, ela pode ter baixo ou alto corpo. A cerveja mais conhecida desse estilo é a irlandesa Guiness.

 

Dubbel: possui coloração marrom e desperta aroma frutado, médio corpo e equilibrado sabor. É um estilo típico belga.

Pale Ales

 

Esse tipo de cerveja foi criado para competir com a Pilsen, portanto, compartilha a característica de ser mais suave. Elas são claras e com graduação alcoólica que pode chegar a 6%. Esse é um dos maiores grupos de cerveja, que pode ser subdivido em:

 

American Pale Ale: também chamada de English Pale Ale, English Bitter ou apenas Bitter, esse tipo de cerveja se caracteriza por se mais amarga que as demais.

 

Belgian Pale Ale: cervejas claras belgas.

 

Belgian Blond Ale: algumas vezes chamadas de Golden Ale também, são as Pale Ales mais douradas e um pouco mais encorpadas.

 

Indian Pale Ale: abreviada como IPA, esse tipo de cerveja é carregada em lúpulo. Varia na intensidade de amargor e percentual de álcool, variando de acordo com o subtipo da menor para a maior: English IPA, American IPA e Imperial IPA.

 

RED ALE: possui coloração avermelhada devido ao uso de pouco malte tostado. Também pode ser chamada de Irish Red.

 

Altbier: essa versão das Ale segue o estilo antigo de produção, proveniente da região de Düsseldorf na Alemanha. É considerada por muitos uma conexão entre os tipos Ale e Lager por ser feita com fermento de Ale, mas ser fermentada como uma Lager.

 

Lambic

 

Cervejas caracterizadas por sua fermentação espontânea, as Lambics apresentam paladar bem distinto. A sensação de quem bebe uma cerveja estilo Lambic muito se assemelha a de tomar um vinho espumante. São feitas de trigo, porém não são adicionadas leveduras no mosto, ficando a fermentação a cargo dos agentes naturais.

 

Trata-se de um tipo muito peculiar de cerveja, dotada de uma gama extremamente numerosa de aromas, os quais vão do frutado (como framboesa, cereja ou banana) ao extremamente cítrico (como vinho branco ou vinagre). São originárias da região de Leembek na Bélgica.

 

Faro: Esse tipo de cerveja Lambic apresenta adição de açúcar.

 

Geuze: Caracterizada pelo blend de cervejas Lambic.

 

Kriek: cerveja Lambic com adição de cerejas durante o período de maturação em barrica.

Outras nomenclaturas

 

Existem diversos outros tipos de cervejas, denominadas híbridas, que, em seu processo, envolvem diferentes técnicas. Dentro desses estilos variados, existe uma infinidade de rótulos de cervejas importadas e nacionais. Cabe a você decidir qual se adequa melhor ao seu paladar cervejeiro.

 

Trapistas: estilos como Dubbel, Trippel ou Quadruppel são considerados por muitos como as melhores do mundo. Por isso, merecem ser separadas das demais. Algumas cervejas trapistas possuem tempo de guarda de mais de 10 anos.

 

Abbey: também chamada de cervejas “de abadia”, também não são consideradas um estilo. Elas podem ser produzidas em grandes fábricas e comercializadas normalmente, desde que sua receita original venha de uma abadia, a qual pode ou não ser de origem trapista.

 

Rauchbier: traduzida literalmente como cerveja defumada, esse tipo possui vários estilos, como Marzen e Weizen. A única premissa é que sejam usados maltes defumados no seu preparo.

 

Fruit beer: pode ser considerada uma fruit beer qualquer cerveja que seja produzida com a mistura de frutas ou suco de frutas.

 

 

Quem vai ao Procopão pode encontrar uma infinidade de cervejas artesanais de todos os tipos, fermentações e sabores. Se você é um grande apreciador dessa “bebida dos deuses”, não pode ficar de fora do nosso Clube do Cervejeiro.  Confira a nossa carta completa de cervejas e esteja pronto para pedir sua cerveja artesanal quando o garçom for fazer o seu pedido!