5 dicas para degustar cachaça mineira
Queijo minas, goiabada, doce de leite, pão de queijo, feijão tropeiro e tutu. Essas são algumas das delícias que são lembradas quando o assunto é culinária mineira, certo? Outro produto famoso do estado é a cachaça mineira.
Não é um exagero dizer que a cachaça mineira é mundialmente conhecida. A tradição da produção no estado rendeu fama ao produto. A exportação aumentou cerca de 20% nos últimos dois anos. Só no último ano, a venda da bebida rendeu R$ 15,8 milhões, segundo a Associação Brasileira de Consultoria e Assessoria em Comércio Exterior (ABRACOMEX). Os principais compradores da cachaça são a Alemanha e os Estados Unidos.
Para aproveitar o melhor da cachaça mineira, é preciso saber degustá-la:
1. Observe seu aspecto
Independentemente do processo de envelhecimento, a cachaça deve ser cristalina e não deve conter qualquer tipo de resíduo em suspensão. Essa dica vale tanto para cachaça ouro (amarela) ou prata (branca).
2. Agite o copo
Antes de provar, sirva uma pequena quantidade em um copo ou taça lisos e agite a cachaça em círculos. Observe o “rastro” que o movimento produz. A bebida deve escorrer lentamente, o que evidencia sua densidade e qualidade.
3. Sinta o aroma
Inspire lentamente e aproveite. O aroma deve ser frutado, levemente adocicado e causar uma sensação agradável. Engana-se quem pensa que as cachaças de qualidade são fortes. Ao contrário, se o álcool é muito presente no aroma e causa irritação no nariz ou até mesmo faz os olhos lacrimejarem, significa que a bebida não é de boa qualidade.
4. Prove
A cachaça mineira é saborosa, aveludada, aquece a garganta e o peito sem produzir a sensação de queimação. Se alguma cachaça provocar arrepio, é mau sinal, melhor não beber o próximo gole. Caso você goste da sensação e der vontade de repetir a dose, pode confiar.
5. Harmonize a cachaça mineira
O sabor da cachaça mineira é realçado com vários tipos de petiscos, e a carne de porco é uma das melhores pedidas. Além de tornar a apreciação da bebida ainda mais saborosa, o consumo de petiscos, como mandioca, torresmo e linguiça, favorece a metabolização alcoólica. Caldo de feijão com torresmo, pasteizinhos e medalhão de mandioca com bacon são algumas das opções que o Procopão oferece. Conheça nosso cardápio completo e se delicie com uma de nossas cachaças mineiras.
– Leia também: Como é feita a cachaça? Conheça o processo de fabricação da bebida