A melhor feijoada de Juiz de Fora

Considerada por muitos um tesouro da gastronomia nacional, a feijoada é um dos pratos brasileiros mais populares entre os gringos. Muitos dizem que essa iguaria teria sido criada por escravos africanos que vieram para o Brasil. 

Entretanto, estudos realizados por historiadores e gastrônomos indicam que a mistura de tipos de carnes, verduras e legumes na verdade é milenar, podendo ser relacionada a comidas que eram preparadas no Império Romano. 

Pratos similares na cozinha latina seriam o cozido, em Portugal; o cassoulet, na França;  a paella, à base de arroz, na Espanha; e a casouela e o bollito misto, na Itália.

 

 

Mas não se pode negar que a nossa feijoada têm sabores únicos, conferidos por temperos e sabores da culinária brasileira. Por exemplo, o feijão preto é originário da América do Sul. A farinha de mandioca também tem origem americana, sendo adotada como componente básico da alimentação pelos africanos e europeus que vieram para o Brasil.

E é claro que uma iguaria tão apaixonante não seria esquecida por nós!

A Feijoada faz parte do cardápio do Procopão há 8 anos, sendo servida sempre aos sábados. No entanto, durante os 7 primeiros anos, o prato era oferecido apenas durante o inverno – nos meses de maio a agosto.

Entretanto, no ano passado, a procura por esse prato icônico aumentou tanto que acabamos emendando a produção na primavera e no verão. Diante de tanto sucesso, a feijoada ganhou posição fixa no nosso cardápio de sábado.

“Você só diz isso porque ainda não provou a Feijoada do Procopão!”

A gente sabe bem que o que não falta por aí são receitas de feijão e feijoada, não é mesmo? A frase “você só diz isso porque ainda não provou a minha feijoada” está aí para não me deixar mentir.

Por isso, um dos desafios encarados pela nossa equipe foi desenvolver uma receita que superasse as demais. A principal responsável pela temperinho inigualável da nossa feijoada é a Cidinha – uma de nossas cozinheiras mais antigas do Procopão.

Ela trabalha conosco há 30 anos e colocou todo o seu amor nessa receita, passando seu segredo para as gerações de talentos da cozinha.

Quando começou a ser servida no Procopão, a nossa feijoada era feita apenas em sua versão mais tradicional. Aquela preparada com todas as carnes a que se tem direito. Mas, com o passar do tempo, percebemos que alguns clientes não gostavam das carnes mais diferentes como tipo pé, rabo e etc. 

Para garantir que todos pudessem saborear essa delícia, tivemos a ideia de elaborar uma versão light de nossa feijoada tradicional. Desta vez, levando apenas carnes como lombo, costelinha, linguiça e paio.

Ainda não provou a nossa feijoada? Então marque o próximo sábado na sua agenda e venha com a sua família experimentar a nossa versão deste prato tão tradicional! Aqui no Procopão, tanto a versão completa quando a versão light são acompanhadas de arroz, couve, laranja, farofa e molho de pimenta, e servem duas pessoas com fartura.