Os melhores acompanhamentos para carnes do Procopão

Apreciar uma suculenta peça de carne grelhada, assada ou cozida é um prazer culinário de grande parte da população em todo o mundo.

No entanto, para tornar essa experiência gastronômica ainda mais memorável, é essencial escolher bem os acompanhamentos que vão dar o equilíbrio perfeito ao prato.

Neste artigo, você vai conhecer mais detalhes sobre o assunto e dez opções imperdíveis do Procopão! Continue a leitura!

 

O que é acompanhamento?

De forma resumida, podemos relacionar os acompanhamentos com pratos ou alimentos que são servidos ao lado do prato principal, geralmente relacionados com carnes.

Eles desempenham um papel crucial na refeição, responsáveis por complementar o sabor e a textura do prato principal. Além disso, os acompanhamentos também podem adicionar variedade, cores e equilíbrio ao prato, tornando-o mais atrativo visualmente.

Alguns exemplos populares de acompanhamentos para carnes incluem o purê de batatas, arroz, legumes grelhados, saladas e molhos. 

A verdade é que esses alimentos podem ser quentes ou frios, variando mais de acordo com a cultura e a preferência pessoal.

 

Qual a diferença entre acompanhamento e guarnição?

Muitas pessoas confundem os termos “acompanhamento” e “guarnição”. Embora sejam utilizados em ocasiões semelhantes, eles possuem diferenças sutis. Vamos entender melhor?

Os acompanhamentos, como falamos anteriormente, são pratos que complementam o prato principal, contribuindo substancialmente para a refeição, mas que são servidos em recipientes extras e individuais.

Por outro lado, as guarnições são elementos mais decorativos ou pequenas porções de alimentos que adornam os pratos, também contribuindo para o equilíbrio de sabores, e servido juntamente com o prato.

Veja um exemplo: uma fatia de limão ou uma folha de salsa usada para decorar um prato de carne grelhada e trazer mais sabor seria considerada uma guarnição, enquanto um purê de batata cremoso servido ao lado da mesma carne seria considerado um acompanhamento.

 

Os melhores acompanhamentos para carnes do Procopão

1. Batata

A batata é um clássico acompanhamento que dispensa apresentações! 

Aqui no Procopão, trabalhamos com uma variedade de opções para completar cada prato com seu jeito único. Confira algumas formas!

 

• Batata frita

No nosso clássico prato Bumba Meu Boi, a batata frita vem como um dos acompanhamentos para carne.

O prato é uma deliciosa combinação de filé mignon tornedor, grelhado, recheado com queijo padrão, tomate seco e manjericão fresco, coberto com molho gorgonzola e ervas finas. Além da batata, a opção também vem acompanhada de arroz branco.

 

 

 

• Batata palha

Outro prato do Procopão é o Chico Mineiro, mas com a batata palha cortada fininha como exemplo de acompanhamento para carne.

A opção é composta de filé mignon tornedor coberto com queijo mineiro e goiabada cascão, acompanhados de arroz e a clássica batata.

 

 

• Purê de batata

Pensou que acabou? Claro que não!

O nosso prato Coroa Portuguesa é outro exemplo perfeito de acompanhamentos para carne — nesse caso, substituímos a carne vermelha por um delicioso salmão grelhado com molho de camarão, arroz ao alho e purê de batatas.

 

Além das opções acima, a batata também é servida como acompanhamento no Procopão nos formatos batatas portuguesas, batata cozida ou batata caracol recoberta com queijo. Em nosso cardápio você confere mais detalhes de todas as opções!

 

2. Arroz

O arroz é outro clássico acompanhamento para carnes — e é claro que não poderia ficar de fora dos nossos pratos!

Na casa, trabalhamos com opções de arroz a piamontese, arroz a grega, arroz branco e arroz à dodó. 

No exemplo abaixo, você confere a nossa Diamantina, um prato feito com filé mignon harmonizado com queijo Minas padrão meia cura, banana e molho gorgonzola. O acompanhamento é arroz com bacon e batatas portuguesas crocantes.

 

 

3. Outros acompanhamentos

Além dos modelos que apresentamos anteriormente, outros acompanhamentos para carne também fazem parte do nosso cardápio.

Dentre os principais que conquistam o coração (e estômago) dos nossos clientes, podemos citar:

• Farofa;

Vinagrete;

Pão de ervas;

Salada variada;

Banana frita.

 

 

Pratos de qualidade você encontra no Procopão!

Escolher os acompanhamentos certos para carne é fundamental para criar uma refeição equilibrada e saborosa.

Experimente as nossas diferentes combinações e transforme suas refeições em verdadeiras experiências culinárias memoráveis!