Fotos antigas de Juiz de Fora: 5 antes e depois

Se você já esteve aqui no Procopão, conhece o nosso toldo com diversas fotos. Nelas, contamos parte da história de Juiz de Fora. Isso porque o bar existe há 89 anos e presenciou diversas mudanças na cidade. Então, decidimos trazer aqui para o blog 5 antes e depois que mostram como alguns pontos da princesa de Minas se transformaram. Confira!

 

Procopão: fachada transformada no bairro Mariano Procópio

O primeiro local que escolhemos para mostrar é o próprio Procopão. No início, éramos um bar bem diferente do que é encontrado agora. Na calçada, cadeiras americanas de ferro e mesas do mesmo material. Como petiscos, eram servidos diversos salgados, e até mesmo balas e pizzas. Outra referência marcante da nossa fachada era um orelhão presente na mesma. Confira como mudou, não só o Procopão, mas também a Rua Mariano Procópio!

Fotos antigas de Juiz de Fora: Antes e Depois da Fachada do ProcopãoImagens: divulgação

 

Vista Panorâmica: mudança da composição de Juiz de Fora

Nas fotos antigas de Juiz de Fora. não poderia faltar a vista panorâmica. Isso porque podemos entender o crescimento da cidade por meio dela. Então, pelas fotos, podemos ver um grande aumento de prédios e a ocupação de diversos espaços que antes estavam vazios.

 

Vista Panorâmica de Juiz de Fora: Fotos antigas de Juiz de Fora

Imagens: divulgação

 

Santa Casa de Misericórdia: terceira instituição mais antiga de Juiz de Fora

A Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora foi fundada em 6 de agosto de 1854. Portanto, é a terceira instituição mais antiga da cidade, atrás apenas da Vila de Santo Antônio do Paraibuna (1850), e da Câmara Municipal (1853). O hospital fica na Avenida Rio Branco, no bairro Alto dos Passos, e passou por uma grande transformação ao longo dos anos. Confira esse antes e depois:

Fotos antigas de Juiz de Fora: Antes e depois da Santa Casa de Juiz de Fora

Imagens: divulgação

Parque Halfeld: ponto turístico no centro de Juiz de Fora

O Parque Halfeld está presente em muitas fotos antigas de Juiz de Fora. É um dos pontos turísticos da cidade e está localizado bem no centro. Atualmente, reúne artistas de rua, comerciantes de produtos como pipoca e picolé, jogos de tabuleiro, parquinho para crianças e diferentes monumentos. Mas você sabe como ele era antigamente? Neste antes e depois, é possível observar o início do local, com vista para a Avenida Rio Branco!

Percebe-se que uma das grandes mudanças de uma foto para outra é a dos transportes. Ônibus ainda não existia na época da primeira foto, assim como o número de veículos era bem menor. Por isso, na imagem atual, vemos novos recursos para a locomoção de automóveis, como a faixa de pedestres;

Fotos antigas de Juiz de Fora: Antes e depois do Parque Halfeld

Imagens: divulgação

 

Praça da Estação: antiga estação ferroviária de Juiz de Fora

O local que chamamos de Praça da Estação, na verdade tem o nome de Praça Doutor João Penido. Tal nomeação é uma homenagem a um médico que foi bastante popular na cidade. Porém, a forma pela qual é conhecida se deu porque, anos atrás, era uma importante estação ferroviária.

Por isso, no antes e depois, vemos que o design original da praça foi mantido, assim como os prédios que a rodeiam. É claro que, ao longo do tempo, ela recebeu reformas para a sua conservação. Mas essa preservação é bastante interessante para as novas gerações entenderem como Juiz de Fora era antigamente.

Imagens: divulgação