Procopão : um mergulho na nossa história

1929 foi um ano que mudou a vida de muitas pessoas. A Grande Depressão assolou o mundo mergulhando os países da Europa e os Estados Unidos na pior crise econômica até então. Foi em meio a tanta dificuldade que o italiano Orestes Mandia decidiu vir para o Brasil tentar a sorte. E foi nessa empreitada que nasceu o Procopão!

Conhecido como Bar Mariano Procópio, o nome Procopão caiu na boca do povo tanto por fazer alusão ao termo “copo grande” quanto por ser um aumentativo do sobrenome da família Procópio.

Na websérie “Uma Delícia de História”, convocamos um reforço especial para contar algumas curiosidades da nossa história, o Sérgio, a Cristina e a Bárbara. Para conferir, basta dar o play no vídeo abaixo.

Paixão por inovar

Você deve ter percebido que a nossa paixão pela inovação é tão grande quanto a paixão pela gastronomia, né? São esses sentimentos que nos impulsionam e fazem com que a gente crie os pratos que colocamos no nosso cardápio e inscrevemos em festivais gastronômicos.

JF Sabor e a criação Jabá de Jagunço

O JF Sabor é um dos maiores festivais gastronômicos de Juiz de Fora e região. Realizado todos anos desde 2000, o evento reúne os melhores restaurantes de Juiz de Fora em competições temáticas que desafiam a criatividade dos chefes!

O Jabá de Jagunço, um dos pratos mais amados aqui do Procopão foi criado justamente em uma destas edições.

No ano de 2002, reunimos a nossa equipe para debater qual prato criaríamos para aquela edição da competição. A nossa intenção era fazer algo que fosse realmente especial e que trouxesse o melhor da culinária mineira em seu DNA. Os ingredientes escolhidos para tal tarefa foram: polenta e carne de porco.

E foi dessa seleção que criamos o Jabá de Jagunço, um prato com muita alma e personalidade. O sucesso foi tanto que, durante os 15 dias de festival foram vendidas mais de duas mil unidades do prato que, até hoje, é o queridinho dos frequentadores do Procopão.

Jabá de Jagunço do Procopão

A Família Procopão

Temos como filosofia proporcionar um ambiente aconchegante e familiar, combinando um atendimento acolhedor que só os mineiros oferecem à pratos deliciosos que você só encontra por aqui.

Quem já veio ao Procopão pelo menos uma vez sabe que nossos pratos têm alma própria e por isso ganham nomes a altura de seu sabor e sua personalidade. Por aqui temos delícias que atendem pelos nomes de “Jabá de Jagunço”, “Escondidinho Mineiro”, “Galo de Espora”, o “Mineirinho Come Quieto” e muitos mais.

Mas, além das delícias do nosso cardápio, nos orgulhamos muito da família que criamos por aqui. Nós que cuidamos do Procopão com tanto carinho desde a década de 90, a nossa equipe que recebe e prepara os nossos pratos e você. Nosso cliente que, muitas vezes acaba virando até nosso amigo pessoal.

Esse foi o caso do Alexandre e da Adriana. Duas pessoas muito queridas por nós e que frequentam o Procopão há tantos anos que já participaram de incontáveis capítulos da nossa história.

Não poderíamos deixar de destacar a nossa equipe. De nada adiantaria termos a nossa filosofia tão arraigada em nós, se não encontrássemos pessoas que acreditassem nela tanto quanto nós. Por isso, sempre selecionamos com cuidado e atenção as pessoas que vem trabalhar conosco.

Temos a sorte de contar com pessoas incríveis, que trabalham todos os dias com o brilho nos olhos e um sorriso nos lábios. Eles estão em todas as áreas, desde a cozinha, até o caixa e são motivo de muito orgulho para nós.

Por isso, convidamos o Gilmar Mendes, o Jefferson Santos e o Antônio Mendes para apresentar para você, um pouquinho dos nossos bastidores.

90 anos de histórias deliciosas

Conforme o ano começa a caminhar para o seu final, percebemos que não estamos prontos para nos despedirmos dessas comemorações tão especiais.Têm sido um prazer incrível compartilhar esses momentos tão importantes para a nossa história com você.

Por isso, depois de compartilharmos as nossas histórias pedimos que você contasse para nós um momento marcante vivido aqui no Procopão.

Procopão Delícia de memória

 Durante um mês recebemos histórias engraçadas e depoimentos emocionantes. Acabamos descobrindo que temos até clientes internacionais, que visitam a gente sempre pisam em solo brasileiro! Legal né?

A vencedora da promoção foi a Aline, e esse foi o depoimento dela:

“Que coincidência…Ontem eu estava falando com meu marido quando passamos em frente, que tudo recomeçou no Procopão e que tínhamos que ir comemorar. Conheci meu marido em 2008 em Rio Pomba depois ficamos uns dois anos sem nos ver. Em 2010, voltamos a nos falar e no dia 10 de setembro ele me chamou pra ir no Procopão. Foi uma noite maravilhosa, super agradável e um atendimento maravilhoso que deixou aquele reencontro ainda mais especial. Desde daquele dia não nos separamos mais. Dia 10 de setembro comemoramos 9 anos juntos, temos uma filha linda e agora está vindo um rapazinho. O início da nossa família e nossa felicidade começou com vocês!!! Obrigado por ter tornado aquele momento inesquecível.”

 

Ficamos muito felizes em ter a honra de participar de momentos assim. Esperamos continuar fazendo parte de histórias importantes da sua vida.