Qual a diferença entre aguardente, cachaça e pinga?

Cachaça, pinga e aguardente são nomes bastante populares no Brasil, principalmente no estado de Minas Gerais — o maior produtor de cachaça de alambique do país!

Apesar de tamanha popularidade, é comum surgirem dúvidas em relação às principais diferenças entre os termos, como o nível de graduação alcoólica e a sua forma de preparação, por exemplo.

Pensando em esclarecer todas essas informações, preparamos este conteúdo com mais detalhes para você entender melhor o que distingue essas bebidas tão conhecidas. Quer saber mais? Então, continue a leitura e fique por dentro do assunto!

 

Diferenças entre aguardente, cachaça e pinga

O que é aguardente?

A palavra aguardente tem origem grega, acqua ardentes, e significa água de fogo. O termo tem relação com a sua produção: bebidas alcoólicas que foram fermentadas e em seguida destiladas.

De forma geral, um aguardente pode ser obtido por meio de vários tipos de matérias-primas, sendo as mais conhecidas a mandioca, cana-de-açúcar, uva, milho e banana.

E é aqui que as pessoas geralmente se confundem: no Brasil, a aguardente é feita a partir da cana, transformando na famosa cachaça. Contudo, outros países possuem sua aguardente própria com a utilização de matérias-primas distintas, resultando no Cognac, na França, o Scotch Uísque, na Escócia e o Pisco no Chile, por exemplo.

De forma simplificada, dizemos que toda cachaça é aguardente. Mas nem todo aguardente é uma cachaça.

 

O que é cachaça?

Como citamos anteriormente, a cachaça é uma aguardente de cana-de-açúcar e a sua graduação alcoólica varia de 38% a 48%.

Além disso, a sua fabricação pode levar até seis gramas de açúcar por cada litro produzido e sua produção interfere diretamente no resultado final.

Aqui no Procopão, respeitamos essa tradicionalíssima bebida de Minas Gerais e contamos com uma carta de mais de 100 rótulos! Confira os principais:

 

 

Leia mais detalhes: Tipos de cachaça: conheça as diferenças e saiba harmonizá-las

 

O que é pinga?

A pinga, de forma geral, é a própria cachaça.

O primeiro registro dessa palavra foi realizado em 1773 e é utilizado até os dias de hoje, mas com conotações diferentes.

Entenda melhor: em algumas cidades do interior dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, por exemplo, “pinga” está relacionada com cachaças de maior qualidade. Em cidades do interior de São Paulo, por outro lado, o sentido é pejorativo.

A palavra se relaciona com o processo de destilação da bebida, onde o vinho de cana é aquecido e o seu vapor é resfriado, saindo aos pingos.

 

Conclusão

Neste artigo, podemos perceber que os três termos estão, de fato, relacionados. 

De forma resumida, o aguardente está relacionado com o processo de fermentação das bebidas e sua matéria-prima. No Brasil, é realizado com a cana-de-açúcar e, por isso, toda cachaça é aguardente, mas nem toda aguardente é uma cachaça.

A pinga, por outro lado, é apenas um apelido para a cachaça, que pode ter o seu sentido variando de acordo com a região do país — relacionado com uma cachaça de maior qualidade ou o sentido oposto!

 

Agora que você já sabe qual é a diferença entre cachaça, pinga e aguardente, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais?