Como é feita a cachaça? Conheça o processo de fabricação da bebida

Neste artigo, vamos te explicar como é feita a cachaça, uma das bebidas mais tradicionais do Brasil e apresentar alguns modelos bastante pedidos no Procopão. Então, continue a leitura e fique por dentro do assunto!

 

Conheça como é feita a cachaça? Conheça os 6 passos

 

Confira o processo:

 

1. Colheita da cana

O primeiro passo para a produção de cachaça é a colheita da cana, em que o seu corte é feito geralmente rente ao chão e com bastante cuidado para não rachar os gomos. A colheita pode ser feita por máquinas ou manualmente, mas sempre atentando para os processos de higienização para evitar que o produto seja contaminado.

 

A grande dica nessa primeira etapa é entender que quanto mais fresca for a cana, melhor será o produto final. Dessa forma, atente-se às condições climáticas e de solo da região onde será realizada a plantação e a colheita.

 

Por fim, a cana para a fabricação da cachaça, além de fresca e madura, deve ser moída em no máximo dois dias após o seu corte.

 

2. Moagem

Como citamos anteriormente, a cana deve ser moída em até dois dias depois da sua colheita e, nessa etapa, a garapa (ou o “caldo”) é extraída da cana e o bagaço é separado, sendo utilizado, geralmente, como combustível para a fornalha do alambique.

 

A máquina responsável por espremer a cana é chamada de moenda.

 

3. Destilação

A terceira etapa do processo de fabricação da cachaça é a destilação, onde o caldo extraído é filtrado por uma peneira e por decantação, eliminando qualquer tipo de resíduo.

 

Em processos industriais, o material utilizado para a destilação é de inox. Já na produção artesanal, os alambiques são de cobre.

 

4. Fermentação

Após a destilação, a fermentação acontece em tanques que chamamos de dornas. Ao caldo, então, são acrescentados alguns produtos que estimulam a produção de leveduras, como fubá ou farelo de arroz. Essas leveduras transformam o açúcar em álcool.

 

Depois desse processo, o caldo já fermentado é conhecido como vinho e possui em sua composição até 12% de álcool. A fermentação tem como duração estimada entre 16 a 24 horas e a temperatura deve variar entre 28º e 32ºC.

 

Esse vinho, então, é despejado no alambique e, quando atinge a temperatura de 78,3ºC, o álcool etílico evapora. Nesse sentido, o vapor sobe por uma coluna e retorna a sua forma líquida, finalizando a fabricação da cachaça com 38% a 54% de álcool.

 

5. Armazenamento e envelhecimento

As cachaçadas, depois da quarta etapa, podem ser envelhecidas em barris de madeira ou engarrafadas imediatamente.

 

Geralmente, o procedimento mais recomendado é que a bebida seja armazenada e envelhecida por um período de, no mínimo, seis meses. Esse armazenamento deve ser feito em dornas de inox, barris de madeira ou até mesmo recipientes de vidro.

 

6. Engarrafamento

Depois que a etapa do armazenamento e envelhecimento foi concluída, a cachaça é diluída para, então, ser engarrafada. O processo pode ser realizado de forma manual ou mecanizada.

 

– Leia também: Tipos de cachaça: conheça as diferenças e saiba harmonizá-las

 

As cachaças do Procopão

 

Como bons mineiros, contamos com uma carta de cachaças com mais de 100 rótulos!

São bebidas que harmonizam os nossos pratos e servem se excelente companhia para aqueles diazinhos mais frios. Aqui, contamos com alguns modelos especiais, como:

  • Cachaça Salinas, a tradicional cachaça mineira;
  • Licor de cachaça Régis Armmont;
  • Coquinho gelado;
  • Cachaça Salineira e muito mais!

 

Entre em contato pelas redes sociais do Procopão ou pelo WhatsApp do Procopão e conheça a carta completa! Enquanto isso, vamos deixar umas imagens da nossa prateleira só para dar aquela água na boca! 

 

Como é feita a cachaça? Rótulos o Procopão

Como é feita a cachaça? Licor de cachaça Régis Armmont

 

Então, agora que você já sabe como é feita a cachaça, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais?

 

– Leia também: Processo de produção de cerveja artesanal: confira como funciona