Processo de produção de cerveja artesanal: confira como funciona

Como você já deve saber, as cervejas artesanais têm como principal a qualidade e diversificação do produto. Esse motivo é o que a transforma em uma bebida mais nobre, geralmente mais cara e mais difícil de ser encontrada no mercado.

 

Ao contrário do que acontece com a cerveja tradicional, o processo de produção de cerveja artesanal não é feito em larga escala.

 

Pelo contrário, o produto conta com aromas e gostos variados, de forma a atender diferentes paladares. Além disso, os ingredientes devem ser nobres e selecionados, sem adição de conservantes e outros componentes químicos.

 

Tudo isso colabora para tornar a cerveja artesanal um produto muito mais saboroso e marcante, sendo muitas vezes degustada com pratos completos e mais elaborados.

 

Neste artigo, você vai conferir como funciona o passo a passo de um processo de produção de cerveja artesanal e entender a complexidade e a qualidade do produto. Continue a leitura!

 

Processo de produção de cerveja artesanal

Definitivamente, todos os detalhes são valorizados no processo de fabricação da cerveja artesanal.

 

Acompanhe os tópicos abaixo para conhecer o passo a passo.

 

 

1. Definição do estilo

O primeiro passo para a produção da cerveja artesanal é  e, como consequência, elaborar a receita com base nas características presentes.

 

No geral, os parâmetros que definem a cerveja artesanal são:

  • Densidade inicial e final;
  • Teor alcóolico;
  • Cor;
  • Amargor.

 

2. Malteação

O próximo passo para a produção de cerveja artesanal é a malteação — afinal, os grãos dos cereais precisam ser germinados.

 

Para isso, o malte deve ser cuidadosamente moído, de forma a ter apenas a sua casca “quebrada”, facilitando assim a extração de amido e das proteínas.

 

É nessa parte que será definido o aroma e sabor da cerveja: o malte mais torrado, por exemplo, é responsável por deixar a cerveja escura e o menor torrado deixa a cerveja mais clara.

 

 

3. Mosturação

Conhecida também como brassagem, o processo de mosturação consiste em misturar o malte moído à água aquecida em temperatura controlada.

 

A temperatura, então, é responsável por fazer com que as enzimas do malte sejam ativadas. Agora, o amido se transforma em açúcar e é responsável por ativar as leveduras.

 

O tempo de mosturação geralmente varia de 60 a 90 minutos em temperaturas entre 62ºC e 72ºC, dependendo do estilo da cerveja.

 

 

4. Filtragem

Após a mosturação, o mosto (nome dado à cerveja antes de ser fermentada) deve ser filtrado através de um processo de clarificação ou recirculação, necessário para tornar a cerveja mais límpida e com menos impurezas.

 

Nesse processo, o mosto é separado do bagaço do grão e das cascas. Esse processo leva em média uma hora e é considerado essencial para a qualidade final da cerveja.

 

 

5. Fervura

A fervura é o quinto processo de produção da cerveja artesanal onde ocorre a caramelização de açúcares e esterilização do mosto.

 

O que sobrou de bagaço é lavado e a água, com o resto de açúcares é colocada junto ao mosto para ser fervida.

 

Nos 15 minutos finais da fervura são adicionados os lúpulos — responsáveis por dar o amargor característico da cerveja.

 

Todo o processo pode ser mais ou menos vigoroso e variar de 60 a 120 minutos.

 

 

6. Resfriamento

Nesse processo, o mosto é resfriado para que o fermento possa ser inoculado. O processo deve ocorrer o mais rapidamente possível, diminuindo assim às possibilidades de contaminação.

 

Aqui, as faixas ideais de temperatura são entre 8ºC e 15ºC para as cervejas tipo lager e 15ºC e 23ºC para as cervejas tipo ale.

  • Cervejas tipo Lager: Pilsen, Bock, Rauchbier etc;
  • Cervejas tipo Ale: Weixx, Pale Ale, Blong Ale etc.

 

 

7. Fermentação

Essa etapa é considerada a mais demorada, levando cerca de 7 dias para ser finalizada. Algumas cervejas, no entanto, costumam levar mais tempo (como é caso das Lager).

 

As fermentações “Ale” (de alta fermentação) duram de 5 a 10 dias e trabalham a temperaturas de 15 a 23ºC. As fermentações “Lager” (de baixa fermentação) geralmente são mais longas, com uma temperatura de fermentação inicial de 8ºC a 15ºC.

 

 

8. Maturação

Considerada por alguns cervejeiros como uma etapa opcional, a maturação consiste em armazenar a cerveja em baixas temperaturas.

 

A etapa é importante para que a cerveja atinja o seu equilíbrio, sendo envasada em latas de alumínio, garrafas ou barris.

 

Envase é a fase em que a cerveja é engarrafada.

 

 

Conheça as cervejas artesanais disponíveis no Procopão!

1. Mineirinha

Cerveja artesanal Pilsen, isto é:

Sabor suave;

Coloração dourada e translúcida;

Teor alcoólico baixo;

Perfeita para pratos mais leves e petiscos!

 

2. Jagunça

Red;

Equilibra o malte e o amargor;

Coloração avermelhada;

Harmoniza com pratos picantes e condimentados.

 

3. Bem Bandida

Alto teor alcóolico;

Cerveja artesanal IPA;

Sabores mais fortes;

Perfeita para comidas mais temperadas e queijos.

 

4. 90 anos PRocopão

Cerveja artesanal IPA criada quando o Procopão comemorou nove décadas de história!

 

Você pode experimentá-la junto com o prato da comemoração: Filé mignon harmonizado com banana, queijo e bacon acompanhado por um delicioso arroz à grega e batata de cabelinho de anjo.


Leia também: Qual a diferença entre a cerveja artesanal e a industrial?

 

 

Experimente as cervejas artesanais do Procopão!

Agora que você já conhece o processo de produção da cerveja artesanal e as quatro opções do Procopão, é a hora de experimentá-las!

 

Deguste a bebida junto com nossos pratos clássicos. Conheça o cardápio completo e faça o seu pedido pelo delivery!