Culinária afetiva: sabores que viram memórias

Você já percebeu que alguns dos momentos mais especiais da nossa vida são marcados por sabores inesquecíveis? 

Nos aniversários temos doces e quitutes, no Natal e Ano Novo a ceia. E quando queremos aproveitar a companhia daqueles que amamos, quase sempre o fazemos ao compartilhar uma refeição.

Além disso, todo mundo tem aquele amigo ou parente que ficou gravado na memória por causa da habilidade especial de fazer determinado prato. Daí, basta você sentir um aroma especial ou experimentar alguma receita para que as memórias surjam.

A isso, damos o nome de culinária afetiva. 

Pratos que contam história

O coração do Procopão é a cozinha. É lá que as receitas criadas por nossa equipe ganham vida. Por isso, nada mais justo que a gente escolhesse cada ingrediente com o mesmo carinho com o qual desejamos que ele seja lembrado por você.

Todos os nossos pratos têm uma essência única, resultado de inúmeras combinações, homenagens e experiências.

O Feijuca, por exemplo, uma das novidades no nosso cardápio de belisquestes e petiscos, é uma versão da tradicional feijoada. Nessa releitura, um dos pratos mais populares da culinária brasileira ganhou a forma de bolinho.

Perfeito para você beliscar no happy hour com os amigos, ou para saborear como entrada no almoço em família. A pimenta biquinho e o molho de vinagrete que acompanham esta porção dão o toque especial e tornam essa experiência ainda mais incrível.

Procopão 90 anos, o prato com gostinho de quero mais

Em 2019 ficamos muito felizes em participar da 18ª edição do JF Sabor. Para este ano, em vez de um ingrediente obrigatório, a proposta era criar pratos capazes de trazer à tona as melhores lembranças dos clientes.

Nem precisamos dizer que amamos o desafio, né?

Um dos pratos criados foi o Procopão 90 anos. Para ele, escolhemos harmonizar um delicioso filé com banana, bacon e queijo. Ou seja, tudo de mais gostoso e que nunca falta naqueles almoços especiais na casa das nossas avós.

Para completar, essa delícia ainda vem acompanhada de arroz à grega e batata cabelinho de anjo. Guarnições volta e meia estão presentes à mesa em momentos especiais.

Leia também: Procopão 90 anos: nossa aposta para o 18º JF Sabor

prato do Procopão para o JF Sabor de 2019

Sobremesas que mesclam o tradicional à inovação

A nossa proposta com a culinária afetiva vai muito além de simplesmente replicar alguns pratos ou introduzir ingredientes. No Procopão, todas as nossas criações são únicas e ganham nomes que fazem jus à sua personalidade.

Dos petiscos, passando pelos pratos principais e indo até às sobremesas, tudo ganha uma versão irresistível que você só encontra aqui.

O Doce de Vó, por exemplo, é uma releitura do nosso amado Romeu e Julieta. Sua versão original surgiu ainda no período colonial, quando os portugueses iniciaram a produção de queijo minas e goiabada em suas colônias.

Por aqui essa sobremesa vem na forma de um delicioso mousse de queijo minas com goiabada cascão cremosa. E quem já provou simplesmente se apaixonou pelo modo como o salgadinho do queijo e o doce da goiabada se complementam.

Sobremesa do Procopão para o JF Sabor

Pronto para redescobrir sabores e criar novas memórias?

culinária afetiva no Procopão

Estamos sempre acrescentando novos pratos ao nosso cardápio para você ter ainda mais motivos para voltar a nos visitar. Quer saber saber mais sobre essas delícias ou quer uma dica do que saborear a seguir? Pergunte pra gente! Vamos adorar apresentar a história dos nossos pratos e te ajudar a escolher sua próxima experiência gastronômica.