Pratos com carne de sol: confira opções imperdíveis do Procopão

A carne de sol, apesar do seu nome, não está relacionada com o Sol para a produção do alimento — mas a verdade é que nem sempre foi assim.

 

A iguaria foi trazida para o Brasil no século XVII, pelos colonizadores portugueses, sendo um prato produzido de forma totalmente artesanal, principalmente nas regiões do semiárido brasileiro, como o Nordeste e o norte de Minas Gerais.

 

Conhecida pelo seu sabor acentuado e textura macia, a carne de sol faz parte de inúmeros pratos da culinária brasileira e, neste artigo, vamos te contar um pouco mais sobre o seu preparo e opções imperdíveis do Procopão. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

 

O que é carne de sol?

Como citamos anteriormente, a carne de sol chegou ao Brasil no século XVII e, na época, não existiam meios de refrigeração para conservar os alimentos.

 

Dessa forma, uma alternativa utilizada era o processo de desidratação, onde a carne recebia sal e era exposta por horas diretamente ao Sol.

 

No geral, o alimento é produzido a partir de cortes nobres bovinos e, por não receber nenhum tipo de tratamento com conservantes, tem uma vida de prateleira curta, entre 3 a 4 dias. Apesar disso, cortes suínos e até mesmo de cordeiro também podem ser utilizados.

Atualmente, a carne de sol já não é mais exposta ao Sol — acrescenta-se uma camada de sal ao corte, porém o alimento passa a ser colocado em local coberto e bem ventilado para secagem, resultando em uma carne mais macia e mais úmida.

O processo não é tão rápido: após salgar a carne, o alimento descansa por 12 horas, passando posteriormente por um processo de cura de mais ou menos 48 horas, variando de acordo com o clima da região onde a produção acontece.

 

Qual a diferença entre carne de sol e carne seca?

Uma dúvida muito comum entre as pessoas é entender a diferença entre carne de sol e carne seca, mas é importante ressaltar que as técnicas de conservação são diferentes.

 

Como o próprio nome diz, a carne seca é, de fato, mais seca do que a carne de sol, além de ser mais salgada.

 

Isso acontece porque o alimento passa por um processo de desidratação muito mais longo e intenso, além de ser mais industrial. 

 

Ao invés de salgar levemente, como na carne de sol, a carne seca é mergulhada em água salobra, empilhada e estendida até desidratar. 

 

Quando preparadas com cuidado e seguindo as técnicas adequadas, ambas são excelentes opções para acompanhamentos e recheios!

 

Leia também: Qual a diferença entre aguardente, cachaça e pinga?

 

Pratos do Procopão com carne de sol e carne seca

Pastel de carne seca

O primeiro prato disponível na casa que vamos te apresentar é a nossa porção de pasteizinhos de carne seca, uma verdadeira experiência gastronômica com a crocância do pastel e o sabor da carne!

 

Dá uma olhada na foto do prato e tente não se apaixonar!

 

 

Escondidinho mineiro

Outro modelo é o escondidinho mineiro, o prato do Procopão vencedor do primeiro ano do concurso JF Sabor, virando um clássico e presente há mais de 20 anos no nosso cardápio!

 

Recheio de carne seca, recoberto com purê de batatas, catupiry, quatro queijos, bacon e gratinado são os detalhes que conquistam todos que passam pelo Procopão.

 

Atualmente, contamos também com as opções de recheio de maçã de peito de boi, peito de frango, filé mignon e camarão.

 

 

Jequitinhonha

Falando nos pratos com carne de sol, temos o nosso clássico Jequitinhonha, um prato que homenageia Minas Gerais e deu ao Procopão o prêmio de melhor prato no 3º Brasil Sabor.

 

Os ingredientes que formam essa combinação saborosa são carne de sol especial grelhada com mandioca cozida ao molho de açafrão e ervas finas, acompanhada de manteiga de garrafa e farinha de mandioca do Vale do Jequitinhonha.

 

É de dar água na boca, não é mesmo? Então, confira uma imagem do prato:

 

 

Atoladinho mineiro

Por fim, o atoladinho mineiro que também é famoso no cardápio do Procopão, com um recheio de carne à sua escolha, atolado em polenta cremosa com queijos derretidos, recoberto com torresmos e ervas finas.

 

As opções de recheio são carne seca, frango ao molho, maçã de peito e filé mignon. Irresistível!

 

Leia mais: 7 pratos do Procopão que você precisa experimentar

Que tal experimentar as nossas delícias?

O Procopão é reconhecido por nossos pratos com personalidade há mais de 94 anos em Juiz de Fora, Minas Gerais.

 

Conheça nosso cardápio cheio de histórias e inovações e aproveite os pratos!

 

Venha nos fazer uma visita ou peça pelo delivery.

 

Estamos localizados na Rua Mariano Procópio, número 1115 em Juiz de Fora – MG!