Comida mineira é ponto forte de Minas Gerais

Minas Gerais é conhecido por suas belezas históricas e costumes. Muitos pontos turísticos compõem a cultura do estado, bem como o jeito mineirinho de ser. Mas o que chama mais atenção é a típica comida mineira. A gastronomia é, sem dúvidas, um forte do estado. São muitas opções que agradam a todos os paladares.

 

Se você é de Minas, sem dúvidas já conhece os pratos, mas é bom relembrar. Se é de outro estado, que tal conhecer mais do que pontos turísticos quando vier a Minas Gerais? Experimentar a culinária local também permite conhecer mais a história.

 

Comida mineira de qualidade. Conheça os principais pratos:

 

  • O primeiro e o mais conhecido é o pão de queijo. Ele é muito querido pelos mineiros e por quem visita o estado. É encontrado em padarias, restaurantes e mercados. Existem, ainda, os pãezinhos de queijo com recheios.

 

  • Outro clássico mineiro é o frango com quiabo. Para quem não conhece, é um ensopado de frango caipira com o quiabo. Apesar de não agradar a todo paladar, vale experimentar.

 

  • O tutu é um feijão mais pastoso. O feijão é cozido, temperado, batido e misturado com farinha de milho ou de mandioca. Combina com torresmo, ovos cozidos fatiados e bacon.

 

  • Outro prato famoso com a leguminosa é o feijão tropeiro. Nele, contém farinha, carne e ovos, além de outros ingredientes que deixam o prato muito saboroso. O prato é tão tradicional que está presente no Mineirão, estádio de futebol de Belo Horizonte.

 

  • O frango ao molho pardo é outro prato que não agrada a gregos e troianos, mas, assim como o frango com quiabo, vale experimentar. Ele é feito com galinha em pedaços cozida no próprio sangue. Parece estranho, mas é gostoso.

 

  • Outro prato típico, principalmente nas estações mais frias, é a vaca atolada. Ela é feita de carne bovina, como costela, e é cozida com mandioca. Por cima, coloque salsinha e cebolinha para realçar o sabor.

 

  • Para finalizar, o angu, que é ótima opção para quem gosta do sabor do fubá. Combina com quase tudo e deixa o almoço ou o jantar perfeitos.

 

Agora que você conhece os principais pratos de comida mineira, que tal começar a experimentar?